
Para os profissionais que trabalham na área pode ser um termo comum. Mas para muitas mulheres, pode ser um termo desconhecido. O que será este tal de EPI.no ?
O próprio nome descreve o produto. ‘EPI’ vem de episiotomia e ‘No’ é derivado da palavra Não. Ou seja, Episiotomia. NÃOOO.
Mas o que seria uma Episiotomia?
Simplificando: a Episiotomia é um corte feito na região da vagina para facilitar a saída do bebe pelo canal do parto. Com as novas recomendações da OMS ( Organização mundial de saúde), preconiza-se que não seja feita.
E ai, que entra o Epi.no?
Com este dispositivo, conseguimos trabalhar para alongamento dos músculos da vagina. O tamanho de períneo e, desta forma, evitamos as lesões e cortes desnecessários e caso haja alguma laceração, que ela seja de um grau pequeno.
Existem dois tipos de EPINO:
– Epino Delphine e Epino Delphine Plus.
Descrição do produto: são exercitadores perineais fabricados na Alemanha, com a colaboração de ginecologistas, obstetras, fisioterapeutas e pacientes.
Consiste em:
1- Balão de silicone;
2- Uma pera;
3- Manômetro de pressão (plus);
4- Válvula de desbloqueio de ar.
Indicações:
Os dois modelos são patenteados e destinados para a preparação de parto e exercitadores dos músculos do assoalho pélvico (alongamento e fortalecimento). Ajudam a ter uma ótima recuperação no pós-parto.
Muito importante a avaliação com profissional especializado para utilização de forma correta. A fisioterapia obstétrica irá te auxiliar e avaliar seu períneo para que você faca uso com segurança.
A Donna Fisio, com sua equipe, está preparada para lhe atender em SP, interior, ABC e outras regiões. Também em domicilio.
Saiba que esse produto pode ser usado na gestação de três semanas antes da data prevista do parto e no pós-parto como forma de recuperação do períneo.
Muitas mulheres podem passar por ate quadro, por exemplo: fazer xixi quando corre, pula, brinca com o filho, da risada.
Algumas acontecem durante a gestação… já outras não.